sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Como identificar um possível vírus.





Os vírus que nós recebemos por email costumam se apresentar de várias formas. E a cada dia que passa, aparecem mais emails com  os assuntos mais criativos para despertar o nosso interesse em baixar um arquivo que na verdade pode ser um vírus. Então como proceder para evitar tais ameaças?
Eu vou dar um exemplo de um email que recebi recentemente e como eu identifiquei que era um vírus.

Na imagem acima eu selecionei, com cores diferentes, alguns itens do email para melhor destacá-los com observações conforme a seguir:

Vermelho: Todo o email que contiver no assunto o nome do usuário do email (o que vem antes do @hotmail.com) junto com um código de números é um vírus. Esse vírus se propaga através da conta do MSN Messenger quando o usuário se loga em um computador infectado. Só por esta razão já é motivo para não baixar o anexo que vem junto com ele e excluí-lo imediatamente, mesmo que você conheça o usuário que enviou a mensagem. Pois na verdade não foi ele quem a enviou, foi o vírus que já estava instalado no computador que o fez.

Laranja: Os emails com vírus sempre vêm com assuntos que despertam interesse. Preste muita atenção nos detalhes absurdos (não é o caso da imagem acima) como por exemplo: atrizes que nunca fariam foto nuas aparecendo em filmes pornôs.

Azul: Preste atenção nos anexos. A mensagem diz que é um vídeo de uma Paniquete cobrando para fazer um programa, mas o maior anexo pesa 45,1 KB (Kbytes). Um vídeo por menor que seja, tem que pesar no mínimo 400MB (Megabytes).

Se você recebeu um email parecido, clicou no link e acha que está com vírus, baixe e execute o Bankerfix. Veja na matéria http://infopassoapasso.blogspot.com/2010/04/recebi-um-virus-por-email-pelo-msn-ou.html.

Nenhum comentário: